Já há algum tempo que ando para postar um comentário sobre a situação do pool no nosso distrito, pois hoje resolvi faze-lo...
Infelizmente o nosso distrito só tem actualmente competição de pool português, o que leva a que o calendário feito a nivel nacional não se enquadre bem na realidade do nosso distrito, ou seja enquanto nos outros distritos se disputam fases de pool, carambola, e snooker nós apenas temos o Pool português para competir. Isto origina que estejamos mais tempo "parados" que os outros.
Para começar basta olhar para o formato do campeonato distrital de equipas, acham justo gastar tanto dinheiro para ter 3 meses de competição !?? Também não entendo qual foi a necessidade de se andarem a realizar jornadas duplas, para agora estarmos dois meses, ou mais, praticamente sem competir.
Outra situação que não percebo é, porque é que o 2º open dura mais de um mês, em que a primeira fase se disputa a 14 de dezembro e a fase final a 23 de janeiro !!! e agora, no espaço de um mês e pouco, termos 2 opens individuais (um deles é feito numa semana), 2 ou 3 eliminatórias para a taça de portugal de equipas, e uma fase intermédia nacional de equipas, ou seja, ou 8 ou 80...
Sinceramente acho que algumas coisas mudaram para melhor, mas isto de fazer um calendário a nivel nacional não tem jeito nenhum... Eu, como a maioria dos atletas com quem tenho trocado impressões, não estou nada satisfeito com a alteração do formato do campeonato de equipas e com os timings para a realização das provas federativas.
Espero que para a próxima época ponderem melhor como vão organizar o calendário e o formato das competições, senão julgo que muitas das equipas vão pensar duas vezes antes de se inscreverem.
Como agora já temos uma comissão desportiva distrital, coisa que devia ter sido feita antes de começarem as competições, tenho a certeza, que estes farão chegar ao topo, estes e outros assuntos que a todos nos preocupam e desmotivam...
Podia também falar de outros temas, como a não existencia de ajudas de custo para as fases nacionais, o desaparecimento dos estatutos distritais, pois agora como apenas andamos a disputar apuramentos para as fases nacionais, já não há "campeões distritais", o que na minha opinião é desmotivador...
Estas foram apenas as situações de que agora me recordo, e é apenas a minha opinião, decerto haverá quem pense de maneira diferente ou tenha outras situações com que não concorde.
Tudo o que referi é feito em nome pessoal e individual embora tenha usado o blog da equipa para o fazer...
Marco Marques
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Caro amigo Marco,
ResponderEliminarTenho que te dizer que concordo com muito do que disseste, mas tudo o que disseste deves dizê-lo aos clubes. Invistam em mesas de Pool (9 pés ou 7 pés) e assim poderemos passar a ter competição nessas variantes. Ou mesas de Snooker .. ou de carambola. Agora se o único tipo de mesas que temos no distrito são de 8 pés.. a ÚNICA COMPETIÇÃO POSSÍVEL é o pool português.
Quanto ao formato do CNE .. gosto mais que seja curto e competitivo do que looooooooooooongo e sem interesse nenhum.. com equipas a beber cerveja e de cigarro na boca e a jogar pró campeonato nacional da 1ª divisão!! (como vi o ano passado...).
Quanto à calendarização e constituição da Comissão desportiva... não fomos nós que a constituimos.. foi a FPB.. fomos a primeira do País... só existe até ao momento outra - a de Aveiro .. e só podem ser constituidas pela FPB!
Para a próxima época, já teremos capacidade para alterar as datas do calendário (até certo ponto .. porque a competição continuará a ser SEMPRE uma competição da FPB) e ajustar melhor à nossa realidade local.
Quanto aos investimentos, foi exactamente a pensar nesse ponto que decidimos criar a LPBI, e a TAÇA da LIGA.
Quanto a subsídios da FPB .. bom.. começo a ficar farto de dizer isto .. UMA FEDERAÇÃO NÃO PODE ATRIBUIR SUBSÍDIOS SOB PENA DE PERDER O ESTATUTO DE ENTIDADE PÚBLICA DESPORTIVA PELO INSTITUTO DO DESPORTO. Não concordam com isto?.. reclamem junto do Instituto do Desporto...
Quanto aos Títulos de Campeão Distrital... bom.. na verdade NUNCA HOUVE NENHUM CAMPEÃO DISTRITAL EM CASTELO BRANCO!. Porquê? .. porque vocês simplesmente NÃO SABEM LER REGULAMENTOS! (e aqui permite que insira assim um LOL destes bué de grandes..) - CAMPEÃO DISTRITAL (segundo os moldes das épocas passadas era algo que se disputava extra calendário e para se poder disputar esse título era necessário existirem pelo menos 2 divisões distritais. (e esta hein?)
Só pra terminar .. isto sim é a minha opinião pessoal.. e por isso a inseri aqui neste espaço dos comentários.
Um abraço,
Sim é tudo mt bonito, se é entidade publica desportiva e nao pode atribuir ajudas de custo, tb não devia poder receber dinheiro de inscrições...
ResponderEliminar.. eu disse entidade pública desportiva.. não entidade parva desportiva.
ResponderEliminarhehehehe
Ora bem
ResponderEliminarPonto 1
A Federação de Bilhar é uma federação igual em tudo (ou pelo menos tenciona ser) á FPF ou á FP Basquete.
Ponto 2
Qualquer clube que seja filiado na FPF ou FP Basquete paga TODOS OS ANOS uma filiação/Quota, uma inscrição de cada atleta, uma inscrição do clube na competição, um seguro desportivo, etc.. etc.. etc..
Ponto 3
As mencionadas federações possuem moldes de competições distritais que culminam em apuramentos a provas nacionais (Taças/Campeonatos Nacionais).
Ponto 4
As equipas que vencem as fases distritais não recebem nem nunca receberam PRÉMIO NENHUM! Recebem um troféu apenas! e é só ás vezes...
Ponto 5
Essas mesmas equipas que vencem a fase distrital e vão ás competições nacionais, não recebem, nem nunca receberam qualquer AJUDA DE CUSTO!!
Concluindo
Quem fala na FPF e FP Basquete, de igual modo fala na FP Andebol, FP Hoquei.. em suma EM TODAS!!!!
Então que raio de modalidade DESPORTIVA ( sim.. desportiva... não sabiam?) é o pool para fugir á regra??? (e regra é a LEI imposta pelo organismo máximo - Instituto de Desporto de Portugal)
Alternativa? ... À vários torneios ao longo do ano no distrito, que pagamos uma inscrição e no final recebemos um prémio... (recebemos? não... recebe quem ganha ou fica nos primeiros lugares...).
Bem, Marco, como prometi aqui está a minha resposta... Queres a minha solução para os teus problemas? - Clubes a sério !!!! - pois nos mencionados desportos os atletas também não têm encargos.. são os clubes que os têm, que os pagam com patrocínios e outras ajudas..
Agora tu decide, se no futuro queres fazer parte da solução.. ou então jogares uns cristos com o Tózão.. eheheh
Abraço
Bruno Miguel
Voces so falam das ajudas de custo... e o resto ?!?!? Mas pronto... Fico pelos cristos... o resto fica pros galifões... :P
ResponderEliminarPs. Só tenho pena que quem concorda com algumas das minhas impertinencias não se manifeste...
ResponderEliminar